Atividade alternativa 3 Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog. Mais fáceis e rápidos de serem produzidos e operados, os blogs são uma espécie de diário virtual, utilizados para tornar acessível a toda rede de computadores, opiniões, comentários,textos e etc... acerca de determinado tema ou sobre o próprio autor,que pode atualizá-lo sempre que precisar. Esse gênero está sendo rapidamente assimilado em versões pessoais ou profissionais. A novidade é tão recente; e o sucesso, tamanho, que crianças, jovens e adultos começaram a se divertir publicando suas reflexões e sua rotina e que tantos profissionais, como professores, começaram a entrar em contato com seu público e seus alunos usando esse meio de comunicação. No blog, tudo acontece de uma maneira bastante intuitiva. Com esse recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos. O uso de blogs para fins educativos vêm elevando o número de diferentes tipos de experiências da tecnologia no mundo da Educação. Num ritmo menos acelerado, e cresce o uso pedagógico da ferramenta de publicação de textos na Internet na sala de aula e evoluiu de algumas iniciativas isoladas para um crescimento constante e significativo nas rotinas pedagógicas das escolas. Ainda assim, é pequeno o número de escolas e professores que utilizam blogs como ferramentas tecnológicas a serviço da Educação para registro de projetos e experiências de alunos e professores na Internet. A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica Suzana Gutierrez, da UFRGS. “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”, completa. Sônia Bertocchi, pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e coordenadora do Núcleo de Interatividade do Portal EducaRede, explica que os blogs permitem o desenvolvimento de tarefas em equipe. “O trabalho pedagógico com a ferramenta privilegia interatividade, autoria, autonomia, registro e protagonismo”, completa a pesquisadora que mantém o Lousa Digital, espaço de reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da Internet. Está no YouTube: A internet a serviço da educação. A ideia é bonita, causa aprovação, mas ainda não é uma realidade em Pernambuco. Foi isso que verificou Diana Pessoa em sua tese de mestrado que analisou os blogs no contexto educacional. Para chegar a esse ponto, a professora pesquisou a utilização das páginas virtuais por educadores, escolas, universidades e estudantes e concluiu que o uso da ferramenta é mínimo. A apropriação da internet não é apenas feita através de aulas de informática ou dos emails. A rede está aberta para oferecer conhecimento e possibilitar uma ligação extra entre alunos e professores. Estamos atravessando um momento em que a escola pode estar na casa das crianças através do computador e muita gente ainda não entendeu isso, explicou Diana. Leia mais em: http://www.pernambuco.com/educacao/ma... Imagens: Thatiana Pimentel/DP/D.A Press URL do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tv4QyoBnx5Y&feature=player_detailpage Tarjjara Almeida. |
"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar na verdade não há..."
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
BLOG: contribuições tecnológicas da Internet para o ensino e aprendizagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário